quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Reações humanas

Vou deixar de lado, por enquanto, os cinco pecados capitais restantes para comentar algo que me intriga bastante: o ser humano e suas diferentes reações frente à situações (a)diversas.

É incrível a capacidade dos seres humanos de serem diferentes entre si. Muitas pessoas passam por situações extremamente parecidas e, mesmo assim, podem ter reações completamente opostas.

Tensão, pressão, dificuldades. Todas essas barreiras fazem estremecer as bases de todos, sem exceção (até mesmo dos mais seguros de si). No entanto, enquanto uns enfrentam de cara toda e qualquer situação, outros gritam e esperneiam. Alguns fogem. Outros riem frente aos desafios. Alguns ainda se prendem em si mesmos e se perdem em um mundo de escuridão e lágrimas.

É tão difícil de entender as reações humanas. Muitas vezes até as nossas próprias. Quem nunca se pegou tendo uma atitude oposta àquela que planejava?

Mas o que realmente me intriga são aquelas pessoas que esbravejam para todos os lados. A pessoa é tomada por uma espécie de cegueira psicológica e não consegue enxergar a verdadeira origem do problema. Daí sobram patadas, ofensas e injustiças para todos os lados.

Andei pensando muito sobre isso nas últimas semanas. Será que alguém sabe o que fazer para conseguir tirar a venda dos olhos de alguém com essa atitude? Eu ainda não encontrei o melhor caminho.

Um comentário:

  1. Uma possibilidade é recorrer ao desejo carnal.
    faz com que essa pessoa por momentos, mesmo que curtos, deslige do real e entre num mundo de desejos. Faz com que a pessoa sinta refugio em alguem.
    o mais importante nao falar alto, so o suficiente para essa pessoa mal ouvir, uma voz amiga e prazerosa, e principalmente dar atençao nos tempos que esta com ela.

    ResponderExcluir

Dê mais um nó nesse fio de delírios...